top of page

Como organizar a rotina em casa em tempo de pandemia

  • 28 de abr. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 18 de mai. de 2020

Neste momento tão atípico pelo qual todos nós estamos passando, fica uma pergunta: Como organizar nossa rotina em meio a tantas demandas, angústias, preocupações.

Todos devem achar que é realmente um desafio não é mesmo?!

Mas acreditem, isso logo vai passar, e para que não nos sintamos tão sozinhos, pensemos que em todo o mundo há sempre famílias como a nossa que em algum momento está vivenciando tudo isso também.

Por isso, vale ressaltar, que a "união" com todos os que dividem a casa, é relevante. A divisão de tarefas, o momento de refletirmos sobre o que estamos vivendo e priorizarmos também, os pequenos. Estes, têm um jeitinho de se expressarem, de sentirem tudo o que acontece à volta e muitas vezes, achamos que isso não os afeta. Puro engano, as crianças, assim com os adultos, também "sofrem" e precisamos oportunizar a elas um momento de atenção, carinho.




"Ficar em casa durante o isolamento social não significa deixar de ter rotina. Uma agenda ou aplicativos podem ajudar a definir horários para cada atividade."

Abaixo, deixamos algumas sugestões de como podemos organizar esta rotina, em casa.

Inspirar na rotina que já existia


Claro que num mundo distante e perfeito, o ideal seria que todas as crianças pudessem manter a rotina de acordar, dormir, se alimentar, tudo como faziam, antes da pandemia.

Mas, levando em consideração a realidade de cada família, o interessante seria que tentássemos manter o mais próximo possível, a rotina que as crianças já estavam acostumadas. Porém, nada que seja rigoroso demais a ponto de causar sofrimento a todos.


Envolver as crianças nas decisões

Isso significa também dar autonomia às crianças, solicitando auxílio quanto à elaboração de suas próprias rotinas. Priorizando um momento de brincar e fazer o que gostam, porém, trazê-las sempre à realidade, explicando, a importância de estarmos em casa neste momento, que precisamos nos proteger e a quem amamos.

Envolvê-las, auxilia a perceber o quanto são importantes e suas opiniões também.


Organização com as crianças é diária


Diariamente, precisamos retomar a rotina ressaltando sobre o que faremos no dia seguinte, o que traz segurança às crianças.

Algumas ainda não sabem ler, sugerimos, que criem símbolos, e/ou desenhos ilustrando a rotina, estabelecendo horário para dormir, acordar, trocar o pijama, horário das refeições, tomar banho, realizar tarefas, brincar.


Fazer intervalos entre as atividades


De acordo com a faixa etária, é sempre importante que tenhamos um tempinho de nossa rotina para estarmos com os pequenos. Estas pequenas pausas nos ajudam a descansar a mente, acalmarmos as crianças e nos aproximarmos mais delas.

Vale ainda cantar alguma música, pausa para um lanche, beber água.


Organizar um dia diferente para distrair a mente


Priorizar momento de descanso, dia de cinema em família, fazer cabanas com lençóis, construir um brinquedo juntos, ler uma história, entre outras atividades que podem ser prazerosas tanto para as crianças quanto para nós.


Atenção com o uso de telas


O uso consciente de telas, pode auxiliar quanto à criatividade, como por exemplo, construir um brinquedo, assistir um vídeo juntos para aprender sobre algum tema,que está sendo abordado na escola. Assistir à Programação do Saberes em casa, entre outros.

Evitar o uso de maneira excessiva e sempre estar atentos à Programação assistida, aos jogos, etc, bem como propor horários para sua utilização.


Relembre às crianças sobre a escola


O impacto causado pelo isolamento pode ser minimizado por momentos em que a escola através de aplicativos, entre outros canais de comunicação, possibilite a aproximação e interação entre as crianças e famílias.

Os desafios enviados às crianças em complemento ao Programa Saberes em Casa, visa exatamente relembrar à escola constantemente, objetivando menor dificuldade de adaptação no retorno, após a pandemia.

É importante que os pais possam relembrar a Instituição sempre com carinho, de maneira positiva, recordando os amigos, professores, atividades que eram realizadas, dando continuidade a esse acompanhamento em casa também, auxiliando quanto à realização dos desafios e atividades complementares propostos.



 
 
 

Comments


  • Ícone branco do Facebook
  • Ícone branco do Twitter
  • Ícone branco do Instagram

Contate-nos

© 2020 E.P.G.Selma Colalillo Marques

Tel: (11) 2458-4579

Email: epgselmacolalillomarques@gmail.com

Endereço

Av: Salgado Filho, 3437,  Vila Rio, Guarulhos, 

São Paulo - SP - CEP: 07115-000

bottom of page