Como abordar o assunto CORONAVÍRUS com as crianças?
- 28 de abr. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 20 de mai. de 2020
Sugestões de como abordar o assunto com os pequenos.

Como tratar deste assunto tão sério com crianças ainda pequenas?! Será que existe uma forma de abordar o assunto? Por onde devo começar? Que recurso utilizar?
"As crianças também necessitam de um tempo para entenderem qual o real motivo de estarem afastadas da escola, de seus amiguinhos e professores. Isso pode não ser fácil para elas."
Estamos vivendo um momento tão difícil e de incertezas,tanto políticas quanto econômicas e de saúde, claro. Escolas fechadas, muitos trabalhando em casa remotamente, alguns saindo para trabalhar e sem ter com quem deixar seus filhos. E nem pensar em deixá-los com avós, estes são do grupo de risco.
Enfim, nossa rotina alterada e sentir que não temos domínio sobre todas as coisas, pode nos causar uma enorme angústia. E agora, o que fazer?
As crianças podem não deixar transparecer os sentimentos de maneira tão nítida, mas eles estão lá: medo, ansiedade, curiosidade, tristeza, euforia, tal qual nós os possuímos. Mas por muitas vezes não os conseguem canalizar de maneira positiva, daí o choro, as birras. E nós, como pais, responsáveis, como devemos agir em meio ao caos?
Conversando com as crianças sobre que CORONAVÍRUS, sem assustá-las
Sem dúvida, este é o assunto do momento e muito importante a se tratar. Mas como falarmos com nossos pequenos sem transmitir um tom de alarde e assustador.
sugerimos iniciar o assunto apenas quando as crianças perguntarem. Por que as pessoas estão usando máscaras? O que é o CORONAVÍRUS?
O ideal é não omitir as informações. É importante que elas saibam por nós, pais, responsáveis, pessoas em que elas podem confiar, do que buscar informações de outras fontes, muitas vezes não confiáveis.
Tornar o assunto mais lúdico para as crianças, pode ser uma boa estratégia.
Logo abaixo, traremos sugestões de materiais que podem ser útil no momento do diálogo.
1- Espere a criança perguntar:
Se o interesse ainda não partiu das crianças, é melhor aguardar!
2 - Não omita informações às crianças:
Se o interesse partiu dos pequenos, não adianta omitirmos informações, esclarecer o assunto seria uma forma de as crianças confiarem nos pais/responsáveis. Pois mais cedo ou mais tarde, poderão querer obter informações de fontes não confiáveis e é aí que mora o perigo.
3 - Traga o assunto para a realidade da criança:
O interessante é sempre tentar tratar o assunto tão sério, de maneira mais leve e lúdica, trazendo sempre para a realidade delas e de acordo com a faixa etária. Para isso, você pode contar com o apoio de ilustrações, vídeos, músicas, etc. Os recursos audiovisuais, além de chamar a atenção dos pequenos, faz com que aprendam de maneira divertida.
Outra dica é utilizar linguagem fácil.
4- Seja honesto:
Não crie um mundo de faz de contas, com princesas e bruxas.
5- Cuidado com os noticiários:
Nem todas as crianças ( esse fator depende da faixa etária), conseguem compreender a forma como o assunto é transmitido, e isso pode gerar ainda mais dúvidas e medo. Excesso de informações e a maneira como pode ser colocado na mídia, pode trazer prejuízos não só para nós, como para as crianças. É preciso filtrar.
6- Lavar as mãos sempre e não só por conta do CORONAVÍRUS
Enfatizar que devemos ter os hábitos de higiene sempre e não apenas por conta do vírus. Lavar as mãos antes das refeições. Cobrir a boca com lenço ou com o antebraço ao tossir ou espirrrar.
7-Aproveitar para falar sobre alimentação saudável
Este é o momento ideal para comentarmos com as crianças sobre a importância de uma alimentação saudável, para não ficarmos doentes e precisarmos de cuidados médicos principalmente nesta época tão atípica.
cartilha Coronavírus - Show da Luna
Comments